Legislativas 2022: “Para o Ergue-te deveria haver um círculo único nacional”

A Cabeça de Lista do partido Ergue-te (ex-PNR) pelo Círculo Eleitoral da Madeira é Ana Braz. É professora, nasceu na Madeira mas vive atualmente no continente.

FUNCHAL NOTICIAS: Com que objectivo o Ergue-te concorre pelo círculo da Madeira?

ANA BRAZ: O Ergue-te concorre ao círculo da Madeira, tal com concorre ao de Lisboa, Açores, Fora da Europa, etc. O nosso objectivo, naturalmente é concorrer em todo o território nacional e na diáspora.

FN: Quais são as cinco principais medidas que merecem ser defendidas na Assembleia da República? 

AB: Importa esclarecer que não se tratam de eleições autárquicas, pelo que, não tem lugar a lógica de se pensar em medidas para cada região. Todos os deputados eleitos representem a nação e para ela legislam. Não representam o círculo pelo qual foram eleitos.

A existência de círculos eleitorais é apenas um mecanismo ou sistema eleitoral com o qual, de resto o Ergue-te discorda, pois justamente pode levar a esse tipo de confusões além que gera muitos votos dispersos e desperdiçados, favorecendo os partidos maiores. Para o Ergue-te deveria haver um círculo único nacional (continente, ilhas e diáspora) para o qual todos os votos concorrem.

Assim, as nossas principais medidas dizem respeito a todo o país, desde logo na defesa da identidade, a alteração da lei da nacionalidade, passando a consagrar o jus sanguinis como critério; no combate ao inverno demográfico, um conjunto de apoios e incentivos à família autóctone e ao nascimento de portugueses; no que respeita à Educação, libertá-la da influência do marxismo-cultural e da ideologia de género, acabando com a disciplina de Cidadania, que é pura lavagem cerebral; no que respeita ao trabalho e segurança social, fiscalizar rigorosamente a atribuição de quaisquer tipo de subsídios e apoios, retirando-os a quem não precisa ou não merece, e canalizando-os para os verdadeiros necessitados; na luta pela ética e espírito de serviço na causa pública, acabar com todos os privilégios e mordomias da classe política.

FN: Quem são os seis candidatos efectivos do Ergue-te pela Madeira? 

AB: Todos eles são naturais da ilha da Madeira e nela residem, excepto a cabeça de lista que por motivos pessoais se encontra agora a viver no Continente. São eles:

1 – Ana Braz Gonçalves, 54 anos, Professora;  2 – Álvaro Araújo (anterior cabeça-de-lista), 47 anos, Enfermeiro; 3 – Carina Mendonça, 39 anos, Bombeira; 4 – José Mendes Serrão, 60 anos, Fiscal Municipal; 5 – Fátima Nascimento de Castro, 54 anos, Assistente Operacional; 6 – Maria Fátima Araújo, 49 anos, Professora.

FN: Quanto vai gastar o Ergue-te-Madeira nesta campanha?

AB: Zero!

Para ser eleito são precisos entre 14 a 15 mil votos. Com 16 forças políticas a concorrer que hipóteses tem o Ergue-te?

AB: Muito escassas, uma vez que há uma brutal injustiça e desigualdade no tratamento mediático, visibilidade e meios, entre os partidos com e sem assento parlamentar. No entanto, tudo é possível.