Exposição de Vera Mota na Capela da Boa Viagem

A Capela da Boa Viagem, no Funchal, alberga desde ontem uma nova exposição, intitulada “Pé-Sombra”, de Vera Mota. A mostra estará patente ao público até o dia 25 de Março.

Com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, Hélder Folgado, o primeiro artista a expor na Capela da Boa Viagem, enquanto espaço expositivo e não litúrgico, é o curador da temporada artística 2021-2022, refere um comunicado da autarquia.

Após o projecto Coro na Capela em 2019, a Capela da Boa Viagem, também conhecida como Capela da Nossa Senhora da Oliveira, passou a receber exposições de arte contemporânea, que pretendiam utilizar o espaço como parte integrante de exposições individuais e pensadas no ambiente. A actual temporada artística pretende, sobretudo, interferir e integrar.

O artista Hugo Brazão abriu a temporada artística da Capela da Boa Viagem com a exposição “Before Hooves Grow”, inaugurada em Setembro. Esta mostra, que evidenciou a interferência e integração no espaço, revelando a sua singularidade ao nível dos discursos e das práticas, contou com cerca de 980 visitas, assegura a CMF.

“Pé-Sombra” é a segunda exposição deste ciclo de integração/interferência, da autoria da artista plástica Vera Mota, e conta com a colaboração de Mariana Pestana, investigadora em cultura contemporânea e curadora independente, para uma reflexão acerca da exposição e da prática artística de Vera Mota.

Com um percurso coerente e consolidado essencialmente na escultura, no desenho e na performance, Vera Mota é uma artista que opera a partir da expansividade que essas disciplinas permitem na construção de momentos expositivos singulares e questionantes da relação do espectador com a obra.

A partir do corpo, a obra abre-se para um grau de abstracção desviante, onde a relação com os materiais, a escala e o modo como cenograficamente se articulam entre si determina um posicionamento crítico perante a história da arte.

A Capela da Boa Viagem esteve encerrada durante 10 anos, reabrindo ao público em 2018. Com o objectivo de promover o património cultural do Funchal, o Município do Funchal dinamiza este ciclo de exposições, promovendo um debate entre a arte contemporânea e os espaços religiosos.