77 jovens médicos internos em formação no Hospital Dr. Nélio Mendonça

O Serviço de Saúde da RAM recebeu, no dia 03 de Janeiro de 2022, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, 77 jovens médicos internos que iniciam a sua formação na instituição. São 40 os jovens que iniciam a sua formação geral prática e, 37, os que começam a sua formação específica, refere-se num comunicado.

O objectivo da Direcção do Internato Médico é proporcionar as melhores condições aos médicos em início de carreira para que possam adquirir conhecimentos e competências que são fundamentais nesta profissão.

O secretário regional da Saúde e da Protecção Civil, Pedro Ramos, deu as boas-vindas a todos os internos e salientou a importância do “trabalho em equipa” e da formação dos jovens médicos, “que são o futuro do nosso País”, disse.

Por seu turno, Júlio Nóbrega, director clínico do SESARAM, agradeceu aos internos a escolha da Madeira para a Formação Geral e Especializada e incentivou-os a mostrar “compaixão” e a “colocar-se sempre no lugar do doente” de forma a conseguir entender a “situação e o utente”.

Na sessão de boas vindas aos jovens médicos participaram ainda por videoconferência o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales e o presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, João Carlos Ribeiro.

Ambos frisaram a importância do programa de internato médico para o país e João Carlos Ribeiro, salientou que “os médicos de hoje são o futuro do serviço e do sistema de saúde”.

António Sales afirmou que “as oportunidades são inúmeras” e que os internos irão “aprender com os melhores”, elogiando o sistema de saúde público e tendo deixado ainda uma palavra de apreço e esperança.