“Liceu” inaugura Exposição “Fernão de Magalhães: 500 anos da viagem de circum-navegação”

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, inaugurou, no dia 17 de dezembro, a exposição Fernão de Magalhães: 500 anos da viagem de circum-navegação (1519-1522) – Das especiarias …ao bolo de mel, iniciativa que resulta de uma proposta do Projeto “Jaime Moniz – Escola Unesco” ao Núcleo Museológico “O Lyceu”, em parceria com o Museu Etnográfico da Madeira.

Segundo informação de Ana Kauppila e Fernanda Gama, dinamizadoras do Projeto “Jaime Moniz – Escola Unesco”, durante a sua alocução, Jorge Carvalho salientou a importância da UNESCO e da sua mensagem, sobretudo no contexto escolar, realçando, ainda, a pertinência desta exposição no âmbito de um mundo global e tecnológico.

A cerimónia teve início com um momento musical interpretado pelas docentes Fernanda Freitas e Carla Spínola, acompanhadas à viola por Marco Ribeiro e, na percussão, por Inácio Abreu. O tema escolhido foi “Poema da malta das naus” de António Gedeão, com música de Manuel Freire.

Nesta ocasião, ainda, a Presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, enalteceu o papel destas parcerias, internas e externas, assim como a importância dos projetos na prossecução dos objetivos de uma escola inclusiva e promotora de competências formais e informais.

A mostra, que se integra na Década Internacional da UNESCO para a Aproximação de Culturas 2013-22, visa suscitar o interesse e valorizar um dos mais significativos acontecimentos da primeira Globalização, celebrando o V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, junto da comunidade educativa e da população, em geral.

A este propósito, e em parceria com o Museu Etnográfico da Madeira, a segunda secção da exposição visa divulgar a importância do bolo de mel na gastronomia madeirense.

A UNESCO tem como uma das suas missões a preservação dos legados históricos, nas suas múltiplas variantes, quer se trate de património tangível ou intangível, enaltecendo as tradições gastronómicas e musicais.

Após a inauguração seguiu-se uma prova de bolo de mel.

Esta exposição temporária que poderá, em breve, ser visitada virtualmente, contará, ainda, com outras iniciativas (a anunciar em breve) até ao seu encerramento a 31 de janeiro de 2022, no Largo do Museu, da Escola Secundária Jaime Moniz.