Costa sul em alerta amarelo; costa norte em alerta laranja por causa da precipitação

foto arquivo (Rui Marote)

O Serviço Regional de Protecção Civil divulgou uma informação dando conta da previsão, na sequência dos contactos entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Comando Regional de Operações de Socorro, do agravamento do estado do tempo na Madeira, entre o dia de hoje e quarta-feira. Sob influência da aproximação e passagem de depressões frontais, está prevista precipitação, em especial nas regiões montanhosas e na costa norte da Madeira e Porto Santo.

“Prevê-se em geral céu muito nublado e a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”, refere a informação.  Quanto ao vento, será em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h) e moderado a forte (35 a 55 km/h), com rajadas da ordem dos 70 a 90 km/h, de Sul ou Sudoeste.

O estado do mar, até dia 17 (sexta-feira): na costa norte da ilha da Madeira e no Porto Santo, estão previstas ondas de Noroeste, com altura significativa, a variar entre 1,0 m e 3,0 m e na costa sul da Madeira, ondas de Sul ou Sudoeste entre 1,0 m e 2,0 metros.

A costa norte está assim sob aviso laranja para períodos de chuva por vezes fortes, entre as 00 horas de hoje e as 3 h do dia 14. Depois passa a aviso amarelo.

Na costa sul o aviso é amarelo para a precipitação, desde hoje até às 9h do dia 14.