¡AF!
No dia 20 de novembro de 2021, pelas 14:00 CET (13:00 na Madeira), decorrerá a apresentação mundial de Thrive, a produção de 2021 do projeto Global Science Opera, cujo tema principal é a Recuperação de Ecossistemas. A Escola Secundária de Jaime Moniz participa nesta ópera com uma performance artística, criada no ano letivo transacto, através de um trabalho colaborativo entre alunos e professores. Esta ópera final, onde participam escolas de vários países, de diferentes pontos do globo terrestre, será uma colagem das cenas criadas pelos alunos e professores, visitando e refletindo sobre as diferentes formas de conservar, preservar e restabelecer os ecossistemas local e globalmente. Recorde-se que Portugal participa, em 2021, com três escolas, tendo a Escola Secundária Jaime Moniz sido convidada pelo NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia), com o qual tem colaborado ativamente nos últimos anos, salientando-se o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+ KA2, IDiverSE (Island Diversity for Science Education). A coordenação nacional é da responsabilidade de Priscila Doran, do NUCLIO.
Todos os interessados poderão assistir à estreia no link:
https://globalscienceopera.com/productions/thrive-2021/
O Global Science Opera (GSO) surgiu, em 2014, a partir do sonho de unir alunos do mundo inteiro na aprendizagem das ciências, através de performances artísticas; na sequência de uma colaboração entre vários projetos internacionais, instituições e redes de voluntários. Foi inspirado no trabalho da Professora Anna Craft (1961-2014), em especial nos seus contributos para o campo da criatividade na educação.
O conceito GSO foi desenvolvido durante sua primeira produção, “SkyLight”, em colaboração com a União Astronómica Internacional (IAU) e eleito pelas Nações Unidas como uma iniciativa oficial do Ano Internacional da Luz 2015. Em 2019 arrancou o projeto Erasmus+ Global Science Opera for Schools (GSO4SCHOOL), que está diretamente ligado à formação de professores e à criação de recursos pedagógicos de suporte ao GSO.
O trabalho colaborativo entre professores e alunos iniciou-se on-line, em março de 2021 e foi sendo desenvolvido ao longo de quatro meses. Foram discutidas ideias, selecionaram-se os ecossistemas para trabalhar, reconheceu-se a importância da Laurissilva, a floresta produtora de água e das espécies, vegetais e animais, que dela dependem. Foram elaborados um guião, uma composição musical inédita, uma letra e coreografia tendo por base a referida composição musical e foram desenhadas réplicas de plantas e animais do bioma Laurissilva, como o til, o gerânio e o tentilhão, a fim de serem usados nos figurinos. Entre avanços e recuos, reestruturações do guião, opções rejeitadas e aceites, chegou-se à música e coreografia finais. Ao longo de várias semanas, seis alunas empenhadas, conciliaram os seus horários para ensaiar, todas as sextas-feiras, no ginásio da escola. Entretanto, aproveitou-se o trabalho dos alunos (vinte e um), do curso técnico de gestão de ambiente da turma CEF61, que recuperaram o jardim das Plantas Indígenas da Escola e salientou-se a importância de conhecer para conservar os ecossistemas em geral, para não termos, posteriormente, necessidade de recuperá-lo, pois nem tudo pode ser recuperado. Foram feitas filmagens no jardim Indígena da Escola, no Fanal e no Chão dos Louros (reservas naturais e locais de lazer).
Após a recolha de imagens procedeu-se à montagem do vídeo final, com cerca de um minuto e vinte segundos, que foi enviado para a coordenadora do projeto, Janne Robberstad, Assistant professor and Ph. D. candidate, Institute of Arts, Western Norway University of Applied Sciences.
A Ficha Técnica da performance apesentada pela Escola Jaime Moniz é a seguinte:
Docentes: António Freitas, Cecília Ferreira, Conceição Campanário, Elisabete Chaves, Fernanda Freitas, Lídia Lira, Marco Ribeiro, Nivalda Pereira, Ricardo Abreu, Teresa Visinho.
Turmas envolvidas: 11º 02; 11º05; 11º09; CEF61
Turma envolvida na restauração do jardim indígena da Escola:
Curso de Educação e Formação – Técnico de Gestão de Ambiente – Tipo 6 – CEF 61
Trabalho de pesquisa, guião, filmagem e saída de campo: Docentes e alunos envolvidos
Música Original: Mariana Sargo Monteiro (aluna); Marco Ribeiro (Professor)
Arranjos musicais: Marco Ribeiro (Docente), Mariana Sargo Monteiro (Aluna), António Costa (Aluno)
Letra: Docentes e alunos envolvidos
Vozes: Beatriz Ferreira, Lara Sofia.
Coreografia / Dançarinas: Eliana Leça, Emília Rebelo, Joana Vieira, Letícia Gonçalves, Patrícia Anjos, Valentina Sousa,
Fotografia / Recolha de imagens: António Freitas e Margarida Gouveia
Realização / Edição de Vídeo: António Freitas