Projecto “Smartbear” principia amanhã; Pedro Ramos estará presente

foto arquivo

Amanhã, dia 20 de Outubro, pelas 10h30, será dado início à actividade do projecto “SmartBear- Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalised Support for Healthy and Independent Living at Home”, nas instalações do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas.

O arranque oficial do projecto contará com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

O “SmartBear”, informa-se, é “um projecto de investigação e inovação que pretende fornecer uma solução digital inteligente e personalizada para sustentar e apoiar um estilo de vida independente e saudável na comunidade idosa, através do desenvolvimento de uma plataforma com recurso a dispositivos médicos inteligentes e sensores ambientais contínuos, associados a factores de risco clinicamente significativos em pessoas idosas com diversas comorbidades presentes”.

A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, na qualidade de parceira deste projecto, irá proceder à avaliação da plataforma “SmartBear”, de modo a que seja possível demonstrar a sua aplicabilidade, eficácia, sustentabilidade e futuro benefício no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Na Região Autónoma da Madeira (RAM), este projecto, financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia, fará uma intervenção personalizada a um grupo de 100 pacientes do Serviço Regional de Saúde, com idade superior a 65 anos e algumas doenças prevalentes na RAM; perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas, ansiedade, depressão, distúrbios do equilíbrio e dor lombar crónica.

Este projecto contará com a avaliação clínica e monitorização dos seus participantes nos Centros de Saúde da RAM e com o apoio tecnológico do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, UNINOVA.