
Segundo soube o Funchal Notícias de fonte segura, chegou a ser aventada a hipótese (se não oficialmente, pelo menos oficiosamente) de instalar a colecção de ícones do bispo emérito do Funchal, D. Teodoro Faria, no prédio actualmente devoluto, colado ao Museu de Arte Sacra do Funchal. De acordo com as nossas fontes, D. Teodoro tem uma das mais importantes colecções de ícones do país e esta até poderia ser uma boa utilização de um edifício que actualmente se encontra num estado lamentável. O prédio em questão pode constituir um perigo para as valiosas colecções do Museu, em caso, por exemplo, de incêndio. Entretanto, e sem tecto, continua inapelavelmente a degradar-se.

Porém, a concretização de um tal projecto, que constituiria um pólo museológico anexo ao Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) dependeria de apoios financeiros do Governo Regional e eventualmente de verbas ao abrigo de algum programa europeu. Até agora, nada de concreto se terá, porém, avançado nesse sentido.
Um ícone é uma imagem representativa de uma personagem ou cena sagrada, geralmente de Cristo, da Virgem, dos Santos, na Igreja de rito cristão oriental.