Rui Marote
Quem se recorda ainda, dos finais dos anos 60 do século passado, de uma figura popular dos funchalenses, conhecido pelo “carrega e descarrega”? Só os mais velhos. Estepilha, hoje é “monta barraca e desmonta barraca”.
No molhe do cais norte do porto do Funchal está montada uma tenda entre dois contentores onde irão funcionar os serviços alfandegários, o SEF e serviços de portos. Dois anos decorridos o cais norte volta a ter vida aguardando os Aidas.
Como já dissemos, em Israel os judeus comemoram uma vez no ano, no final de Setembro a Festa dos Tabernáculos, uma espécie de tendas que são erigidas e têm significado religioso. Já os madeirenses comemoram todas as semanas…
No cais norte do porto do Funchal, a azáfama intensifica-se a todo o gás para tornar operacional aquela infraestrutura portuária.
Esta manhã, Paula Cabaço, dirigente da APRAM, dirigia as operações inteirando-se ao pormenor das adaptações provisórias, enquanto a nova gare finalizava os trabalhos de construção que segundo informações, a Etermar dará por concluídos hoje… É ver para acreditar, como São Tomé…
O parque de estacionamento já está sinalizado para autocarros de turismo, táxis e viaturas em serviço.
O Estepilha, “má lingua”, recorda que neste local existia barreiras de estacionamento automáticas que desapareceram e que nunca entraram sequer em funcionamento. Mas como a administração portuária nada em dinheiro, assim aconteceu com as mangas de ligação aos paquetes. Aqui o monta e desmonta funcionou…
Hoje assistimos à entrada em funcionamento de um novo Raio-x num contentor que prestará assistência ao desembarque do navio “Hanseatic Nature”222 que chega amanhã pelas 10 horas vindo dos Açores e com partida às 23h59 para o Porto Santo. Permanecerá na Ilha Dourada até o dia 22 às 13 horas, com destino a Canárias.