APCM assinala dia da Paralisia Cerebral

A 20 de Outubro comemora-se, uma vez mais, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral. Entre 15 e 20 de Outubro, a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM), dinamiza várias actividades na instituição com o objectivo de formar e desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e, em paralelo, sensibilizar para a importância do respeito, inclusão e capacitação destas pessoas.

A APCM é uma IPSS, fundada em 1991 por um grupo de pais e técnicos, cuja missão é prestar apoio a crianças, jovens e adultos portadores de paralisia cerebral e patologias afins em três respostas sociais distintas: centros de actividades ocupacionais, lar residencial e reabilitação (Fisioterapia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Snoezelen, Psicomotricidade). Actualmente, a APCM presta apoio a cerca de 300 pessoas.

No programa comemorativo do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, far-se-á uma sensibilização às questões relacionadas com a paralisia cerebral, através de mensagens diárias, sempre numa perspetiva de inclusão. Estas actividades envolvem os utentes com paralisia cerebral e os técnicos da APCM.

A 20 de Outubro, durante a tarde, o jornalista Paulo Santos será entrevistado pela Rádio RITMO (Rádio Interna Totalmente Maluca e Original), a rádio interna da APCM, numa entrevista dinamizada pelos utentes residentes António José e Manuel Jesus.

As acções de sensibilização podem ser acompanhadas nas redes sociais da associação, nomeadamente no Facebook e Instagram.