PSP alerta com diversas acções para a problemática do “bullying”

O Comando Regional da PSP-Madeira emitiu um comunicado, recordando que o dia mundial de combate ao bullying assinala-se a 20 de Outubro. Trata-se, diz a Polícia, de um problema mundial, 2sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida, sendo a Escola um dos contextos em que o bullying mais se faz sentir, uma vez que se encontram no mesmo espaço muitas crianças, facto este que dificulta a supervisão dos adultos sobre os comportamentos dos jovens e constitui um impedimento para uma intervenção atempada”.

A PSP alerta: a vítima de bullying pode sofrer este tipo de maltrato, durante muito tempo, sem que ninguém perceba o que está a acontecer. Esta forma de violência passa, na maior parte das vezes despercebida aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral.

Por estes motivos, a PSP promove, no período entre 18 e 29 de Outubro, uma operação denominada “BULLYING É PARA FRACOS” e que consiste na realização de acções de sensibilização junto das escolas do 1º; 2º.; e 3º. Ciclos, e do ensino secundário, direccionando as apresentações sobre as temáticas de bullying e autoprotecção para os alunos e seus pais, bem como para professores e auxiliares de educação.

Com este trabalho de proximidade, a PSP pretende contribuir para que todos passem a estar mais atentos a este tipo de violência, bem como compreendam o impacto devastador que o bullying acarreta, podendo comprometer o desenvolvimento saudável da criança/jovem, sendo necessário que todos estejam conscientes e sensibilizados para este tipo de fenómeno e por sua vez mais atentos a eventuais sinais de alerta.

A PSP estará a desenvolver acções nas seguintes escolas: