PS quer interpelar Rita Andrade sobre Estratégia Regional de Combate à Pobreza

Os deputados do PS-Madeira deram ontem entrada na Assembleia Legislativa com um pedido de audição parlamentar à secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, para prestar esclarecimentos sobre a criação da Estratégia Regional para a Inclusão Social e Combate à Pobreza.

Em causa está o facto de o Governo Regional ter anunciado que iria ter a referida estratégia pronta no dia 28 de Dezembro de 2020, mas, até ao momento, esta promessa continuar por cumprir.

Em conferência de imprensa junto às instalações da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, a deputada Elisa Seixas lembrou que, há sensivelmente um ano, foi tornado público que seria criada a referida Estratégia Regional para os anos 2021-2025, tendo sido constituída uma comissão coordenadora para o efeito.

A parlamentar saliento que na altura, e dada a composição desse grupo de trabalho, o PS deu entrada a um projecto de resolução – que foi discutido em Novembro – no qual defendia que a comissão deveria integrar representantes dos municípios e onde alertava para o facto de o prazo estipulado para a apresentação da proposta de Estratégia ser muito curto.

“A verdade é que essa questão não foi resolvida. O grupo de trabalho não inclui ninguém dos municípios e, passado praticamente um ano, não sabemos absolutamente nada relativamente à proposta que deveria ter sido apresentada a 28 de Dezembro de 2020”, referiu Elisa Seixas. “Nós queremos saber o que é que se passa com a Estratégia Regional para a Inclusão Social e Combate à Pobreza”, sublinhou.