AFARAM alertou José Manuel Rodrigues para as “grandes dificuldades” que atravessa

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu hoje em audiência a vice-presidente da Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira (AFARAM), Catarina Bacanhim, que veio alertar para as “grandes dificuldades por que está a passar a Associação, há já algum tempo”, dificuldades estas que põem em risco a continuidade do projecto.

Catarina Bacanhim recordou que as residências de apoio aos utentes correm o sério risco de encerrarem “por falta de condições económicas”, situação à qual o Presidente do Parlamento, que teve já oportunidade de visitar as instalações da AFARAM, no Funchal, no âmbito do projecto Parlamento mais Perto Social”, se mostrou sensível.

Esta Associação presta apoio social às pessoas portadoras de doença mental, trabalhando a sua reabilitação psicossocial, através do estímulo de “todas as suas competências”, visando reintegrá-las nas respectivas famílias e na sociedade. Criada em 2001, a AFARAM encetou oficialmente a sua actividade em 2004 e conta, actualmente, com cerca de 30 utentes.