Navio “Vasco da Gama” fará escala dentro de uma semana no Funchal

*Com Rui Marote
Dentro de uma semana, mais propriamente no dia 12 de Outubro, fará escala no Porto do Funchal o navio de passageiros “Vasco da Gama”, proveniente da ilha do Pico, nos Açores…Amanhã o navio estará em Ponta Delgada.
Propriedade do armador Mário Ferreira, e registado no MAR-Madeira (Registo Internacional de Navios), este é o maior navio de passageiros com bandeira nacional.
O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe-o amanhã, numa estreia.
A escala do Vasco da Gama em Ponta Delgada insere-se no âmbito de um cruzeiro de 16 dias entre  Bremenharven, na Alemanha, e Málaga, na Espanha. No âmbito desta viagem, o navio realiza ainda escalas na Praia da Vitória, Horta e nas Lajes do Pico.
Este navio foi construído para a Holland America Line como Statendam, nos estaleiros italianos de Fincantiari, entre 1991 e 1993. Realizou a sua viagem inaugural a 25 de Janeiro de 93, assim se mantendo até 2015, quando foi renomeado “Pacific Eden”.
Foi então ransferido para a operadora australiana “P&O Cruises Australia”. Já em 2019, a britânica Cruise & Maritime Voyages comprou-o e deu-lhe o nome actual.
Com o aparecimento da pandemia em 2020, a C&MV entrou em colapso, tendo os seus navios sido colocados à venda. Nessa altura o armador português comprou o navio. E por apenas 10.187.000 dólares, quando construção do mesmo custou cento e oitenta milhões de dólares americanos à Holland America Lines.
O “Vasco da Gama” possui 55.877 toneladas de arqueação bruta, 219 metros de comprimento, 30,7 metros de boca e 7,5 metros de calado. Tem ainda 13 decks, com 630 camarotes em 5 dos mesmos.
Pode levar a bordo 1260 passageiros e aumentar esse número para 1.512 no total. 588 elementos constituem a sua tripulação.