Concerto inaugural do novo piano na ALRAM contou com José Manuel Rodrigues

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira continua a querer afirmar o espaço parlamentar como um lugar também de Cultura e, nesse sentido, marcou presença, no dia 1 de Outubro, no concerto inaugural do piano de cauda da marca Yamaha, modelo C7 (2,27 metros – 3/4 de cauda), que a Orquestra Clássica da Madeira acaba de adquirir, e que ficará permanentemente no Salão Nobre do parlamento regional.

No Dia Mundial da Música, o piano soou pela primeira vez, pelas mãos do talentoso pianista Rafael Kyrychenko, músico natural da ilha de São Miguel, nos Açores, mas que cresceu e fez toda a sua formação na Madeira.

José Manuel Rodrigues, que fez questão de estar presente neste concerto de estreia do instrumento musical, teceu rasgados elogios à ANSA- Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira, notando que a persistência e a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido se traduz na elevação dos momentos musicais que têm proporcionado ao público.

Por seu turno, a presidente da ANSA, Vanda Jesus, agradeceu o facto de a Assembleia Legislativa ser “uma casa de acolhimento da Orquestra Clássica da Madeira”. Há um projecto já delineado ‘à volta’ do novo piano, o qual abrangerá, além dos concertos regulares, concertos para famílias, nos fins de semana, e o Ciclo de Jovens Talentos, que deverá arrancar no Natal, composto por madeirenses que tenham frequentado o Conservatório da Madeira e se encontrem a frequentar o ensino superior no continente ou no estrangeiro.

O momento foi selado com a oferta de uma réplica, em cristal, da ‘Trilogia dos Poderes’, escultura da autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, recentemente falecido, representativa dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judicial, que se encontra implantada junto à entrada principal da Assembleia Legislativa da Madeira.