Luís Sousa tem projecto para a Rua Brigadeiro Oudinot… que é de Santa Maria Maior

Luís Sousa tem um projecto para requalificar a Rua Brigadeiro Oudinot. Só há um problema, detectado pelo FN: a rua em questão pertence à freguesia de Santa Maria Maior e Luís Sousa concorre pela freguesia da Sé, e é na mesma que se propõe requalificar os espaços públicos.
O candidato social-democrata refere que o projecto “graciosamente elaborado por arquitectos da Freguesia”, está pronto para uma proposta de intervenção sobre a Ribeira de João Gomes-Rua Brigadeiro Oudinot/ Rua do Anadia e será um monumento alusivo à obra do Brigadeiro Oudinot.
“Este projecto que vai dar um novo ar àquela zona e torná-lo, arquitectónica e culturalmente, mais aprazível, inclui a reorganização do tráfego automóvel com a relocalização da inversão de sentido entre as ruas do Anadia e Brigadeiro Oudinot, a efectuar-se no extremo norte do tabuleiro existente e também a colocação de mobiliário urbano, tal como bancos em basalto colocados sob pérgolas em estrutura metálica com Buganvílias”, refere um comunicado.
O projecto, realça Luís Sousa, nasce por ser “necessária uma intervenção, no local assinalado”, bem como melhorar “funcional e paisagisticamente uma zona com uma grande carga pedonal e automóvel”.
Luís Sousa defende ainda a criação de um monumento que homenageie o Brigadeiro Oudinot e a importantíssima obra que realizou na Cidade do Funchal.
O espaço, admite, está visivelmente degradado. “O grande número de pessoas que ali aguardam por transportes públicos, passam a dispor de mais uma área de espera, que a exiguidade dos passeios não permite suportar”, refere.
O dito monumento (cuja concepção deverá ser da autoria de um artista plástico) será constituído por uma face em cantaria basáltica da região com acabamento semelhante ao das muralhas em pedra das ribeiras e a outra face em betão onde estará impresso (em baixo relevo ou em qualquer outra técnica adaptada ao material) uma homenagem escrita ao Brigadeiro Oudinot.