Albuquerque amanhã na Ribeira Brava para visitar obras na Escola

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 23 de Setembro, pelas 10.30 horas, as obras, agora concluídas, de construção da nova Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava.

A nova Escola da Ribeira Brava foi construída no local da “antiga escola”, tendo a empreitada decorrido de forma faseada, de forma a permitir o decorrer das actividades lectivas e tendo sido garantido, em todas as etapas, o serviço de refeições, refere nota governamental.

Na primeira fase, concluída em finais do ano passado, foram demolidos os blocos mais precários com um só piso, num total de 1.317,30m2 de área, e construídos, parcialmente, os dois blocos que compõem o edifício.

A segunda fase compreendeu trabalhos de demolição e execução de blocos lectivos.

A terceira e última etapa está associada à construção do ginásio, polidesportivo coberto e parque de estacionamento. A área total de demolições na segunda fase atingiu os 4.719m2.

O novo edifício escolar, com um total de 7.791,18 m2 de área emergente, está desenvolvido, quase na totalidade, em 2 pisos.

A garagem, semienterrada e sobre a qual está o polidesportivo, tem capacidade para 40 veículos e uma área de 1.154,71m2.

No exterior, ao nível do arruamento, existem mais 17 lugares de estacionamento reservados para a escola.

Este conjunto, edificado de acordo com o Programa fornecido pela Secretaria Regional da Educação, tem 12 salas de aulas com cerca de 75m2, sendo cinco Laboratórios, uma sala de música, cinco salas de EVT, uma sala de Oficina de Artes e 27 salas com 50 m2 de área para fins variados.

Distribuídos pelos três pisos e pelos dois edifícios, existem diversos gabinetes com utilização específica, nomeadamente reprografia, secretaria, enfermaria, conselho directivo, gabinete de atendimento dos pais e gabinetes de trabalho de professores.

No edifício norte existe uma biblioteca no 1º piso e, no rés‐do‐chão, estão localizados os bares de alunos e professores, a sala de professores e o refeitório com os diversos serviços de apoio a este espaço.

No edifício sul existe um auditório com um palco sobrelevado que, caso necessário, pode funcionar de modo independente da escola, uma vez que estão garantidos acessos pelo exterior. Junto a este auditório foram colocados sanitários para ambos os sexos e ainda um sanitário adaptado.

O posicionamento do bar permite também a sua abertura fora do período lectivo para dar apoio a todos os eventos culturais e desportivos que utilizem este equipamento.

O ginásio, localizado no edifício norte está preparado com 4 balneários de apoio para alunos e 1 para professores.

O polidesportivo, construído na cobertura da garagem, tem dimensões de área de jogo de 44mx22m.

Envolvendo todo o perímetro escolar estão criadas zonas de jardim, inclusive nos pátios.