Governo Regional anuncia grandes investimentos do PRR na Saúde, Educação, Habitação e Digitalização

O presidente do Governo Regional deu conta hoje, em conferência de imprensa, de uma “reunião exaustiva” realizada com os membros do Executivo, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, na Quinta do Furão, em Santana. O objectivo foi dissecar a aplicação do PRR na Madeira. O PRR está estimado para a Madeira em cerca 832,2 milhões de euros, e visa ajudar o processo de recuperação pelas perdas sofridas devido à pandemia da Covid-19.

“Temos também mas 79 milhões de euros do REACT”, reprogramaçao do Quadro Comunitário de Apoio, salientou Miguel Albuquerque. “Neste momento, o PRR está pronto para ser assinado com o presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal. Na segunda-feira, o ministro do Planeamento deslocar-se-á à Madeira com o presidente da Estrutura de Missão”, para esse fim.

Não se sabe no entanto se, dado ao luto nacional devido à morte de Jorge Sampaio – que Miguel Albuquerque aproveitou para elogiar como um grande humanista – esta data será alterada ou não. No entanto, segundo o governante, tudo se encaminha para que em breve seja concretizada esta assinatura.

A aplicação das verbas será “relativamente rápida”, dado que o plano é para ser aplicado a curto prazo.

A área da Saúde, disse o presidente, terá uma grande aplicação de verbas, não só em infraestruturas mas na melhoria de tecnologias e equipamentos hospitalares e dos centros de saúde. A área da transição digital também terá especial relevo. Pretende-se, nas escolas, “o alargamento rápido, a todos os escalões de ensino, dos manuais digitais”. Albuquerque avançou com a intenção de dotar as escolas de “salas do futuro”, com pedagogias inovadoras. A aposta na preparação de professores nesta área será uma realidade.

70 milhões de euros serão direcionados para esforços fundamentais na capacidade hídrica da Madeira, reforçando-a, evitando perdas e maximizando o aproveitamento do precioso líquido.

Entende-se também por prioridade a habitação, afirmou o chefe do Executivo, que disse que vão-se desenvolver “diversas modalidades de habitação”, evitando os bairros sociais tradicionais mas procurando proporcionar habitações a preços acessíveis.

Uma área em que o PRR tem também uma dotação especial é a digitalização e melhoramento de toda a rede da administração pública, tendo em vista a simplificação dos procedimentos, a eficácia e uma maior transparência.

Albuquerque disse que haverá cooperação do Governo com as Câmaras, para aplicação destas verbas.