Ponta do Sol recusa unanimemente a aquacultura

Da Câmara Municipal da Ponta do Sol, chega-nos uma informação taxativa de “não à aquacultura”, tema que voltou a estar sobre a mesa na reunião de Câmara desta quinta-feira. Foi solicitado um pedido de parecer sobre o Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional, pela Secretaria Regional do Mar e Pescas, Direcção Regional do Mar, relativo à implementação de um projecto piloto de sistema submersível de aquacultura.

Nesta reunião, estiveram presentes pelo PS a presidente da Câmara, Célia Pessegueiro e o vice-presidente, SidónioPestana; pelo CDS a vereadora Sara Madalena; e pelo PSD os vereadores António do Vale e Juan Ramos. Foi aprovado por unanimidade emitir parecer negativo à instalação daquela indústria na costa da Ponta do Sol. A Câmara rejeita, pois, por unanimidade a instalação de jaulas e toda a actividade relacionada com a aquacultura na Costa do Município.

Para os vereadores presentes, a instalação de jaulas de aquacultura terá um impacto negativo na actividade económica do concelho.

Os dados mostram que a Ponta do Sol tem vindo a aumentar exponencialmente a oferta de alojamento local e a construção de moradias com vista para o mar, paisagem que será manchada com a colocação das jaulas, ainda que submersas, considera o Município.

Outro dos aspectos negativos da instalação de jaulas é a limitação do uso do mar, que causa constrangimentos às actividades marítimo-turísticas.

É cada vez mais recorrente observar várias embarcações a navegar pelas águas do concelho. Desde os catamarãs, que realizam viagens em busca de paisagens fantásticas e da observação de golfinhos, aos pescadores locais, que lutam pela sua subsistência, ou os pescadores desportivos, que procuram momentos de lazer e de descontracção. Todas estas actividades, entende a Câmara, ficam condicionadas com a instalação de piscicultura, que proíbe a navegação e a prática de pesca nas imediações das jaulas.

A Câmara Municipal é unânime em afirmar que esta actividade prejudicaria as actividades já instaladas e que são extremamente proveitosas para a economia do concelho.