CDU acusa PS de ter piorado ainda mais o problema da habitação no Funchal

A CDU voltou hoje a atacar com o designado “Mentirómetro”, colocando-o junto ao edifício da Câmara Municipal do Funchal, com o fito de sinalizar como a vereação de maioria PS, ao contrário do prometido, agravou ainda mais o problema habitacional.

O coordenador regional, Edgar Silva, candidato à presidência da Câmara Municipal do Funchal, referiu que “as famílias em lista de espera para uma habitação social não param de crescer no Funchal. As mais altas listas de espera do país estão no Funchal. E este é, para tantas famílias, um inferno social”.

“Mesmo para quem já vive numa habitação com arrendamento social, devido à falta de soluções habitacionais socialmente acessíveis, verificam-se dramas humanos e sociais que se arrastam no tempo devido à sobrelotação. No Funchal, segundo dados muito recentes, cerca de 90% das habitações sociais estão em sobrelotação, ou seja, em muitas daquelas habitações vive-se em asfixia social”, refere este responsável político.

Para a CDU, é verdade que o PSD deixou no Funchal uma pesada herança de deficit social e habitacional. Mas, com o PS na CMF o problema ainda mais se agravou, afirmam os comunistas.

“O PS comprometeu-se a resolver o problema habitacional, mas, pelo contrário, a lista de espera para milhares de famílias ainda piorou. A lista de espera aumentou mais de 30%. Na CMF a lista de espera passou das cerca de três mil famílias para as cerca de quatro mil famílias desesperantes por um arrendamento social. Aliás, o agravamento do problema habitacional é das marcas mais negativas desta vereação da responsabilidade do PS na CMF. Terá sido esta uma das maiores trapaças destes últimos anos na CMF”, queixa-se Edgar Silva.

Em todo o País, o Funchal é onde existe a pior lista de espera para habitação social, muito pior do que Coimbra, pior do que no Porto ou Lisboa. “No Funchal, com o PSD já estava mal a crise habitacional. Com o PS ainda conseguiu ficar pior”, afiançam os comunistas.