JPP denuncia despejos ilegais de resíduos de obras no Caniçal

O JPP visitou um caminho agrícola, na zona do Caniçal, mais precisamente, na proximidade do sitio das Feiteiras, na Malhada, onde se verificam situações de despejos ilegais de resíduos de obras, situação que considera inadmissível.

“Esta não é uma situação nova mas, infelizmente, ninguém encontra uma solução que venha resolver o problema. Quando se estabeleceu e quando foi assinado o contrato de concessão, entre a Câmara Municipal e a ARM, contrato a vigorar por 30 anos, isto não foi equacionado”, refere este partido.

Uma solução é essencial, sendo por isso uma das medidas que fazem parte do programa do JPP para Machico. “Caso venhamos a ter a aceitação por parte do povo de Machico, vamos lutar para que a Câmara Municipal crie um Eco Centro Municipal que permita, exatamente, que os resíduos de construção e de demolição de obras particulares possam ali ser depositados. Consideramos que isto foi uma falha  grave e não podemos considerar isto como algo de normal”, refere a nota enviada às Redacções e assinada por Carlos Costa.

Este trajecto é uma zona que apela à visita de turistas e de pessoas que valorizam a natureza e o património natural e geológico. Trata-se de um ecosítio.

“É importante reforçar que estes ecosítios são uma mais valia do ponto de vista orográfico, paisagistico e endémico do nosso concelho, pelo que é “inadmissivel que estejam aqui depositados um conjunto de resíduos, de restos de obras e de monstros, como máquinas que serviram grandes construções, a se degradar e a poluir os nossos solos”.

Além de um problema ambiental poderemos estar perante problemas de segurança e de saúde pública, que nunca foram considerados nem pela ARM, nem pelos executivos camarários que governaram o concelho de Machico, denuncia o JPP.