O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, participa amanhã, pelas 18 horas, no cais 8, na cerimónia de entrega dos prémios aos melhores classificados da primeira etapa a Regata Transquadra, que ligou dois portos franceses (Marselha e Lorient) à Madeira.
Esta é a décima edição da Regata Internacional Transquadra, uma das mais emblemáticas corridas transoceânicas no panorama das competições náuticas à vela, salienta uma nota da Quinta Vigia.
81 embarcações participaram nesta primeira etapa, sendo que quatro (três de Lorient e uma de Marselha) não concluíram a travessia.
Os barcos partiram de Marselha (25 embarcações, todas com duplas) a 13 de Agosto e de Lorient (56 embarcações, entre duplas e solitários) a 18 de Agosto. No primeiro caso, foram cumpridas 1.300 milhas, no segundo 1.100 milhas náuticas.
O primeiro barco chegou à Madeira a 22 de Agosto.
A Madeira é porto de abrigo da prova desde o início, em 1993 e que a Regata decorre de três em três anos, se bem que não houve edição em 2020, devido à pandemia, tendo a mesma sido adiada para este ano.
Recorde-se igualmente que a Madeira é ponto de paragem por seis meses até a etapa seguinte.
A partida para a segunda etapa, que ocorrerá na Madeira, decorre no dia 29 Janeiro de 2022, rumo ao porto de Le Marin (Martinica).