Veleiro com bandeira do Reino Unido encalhou a sul do Porto Santo

O Capitão do Porto de Porto Santo coordenou, durante o início da noite de hoje, uma operação de assistência a um veleiro com bandeira do Reino Unido, que se encontrava a navegar na costa sul do Porto Santo e encalhou num baixio entre a marina e o cais da cidade, com três pessoas a bordo.

O alerta foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) às 20h35m, através do Patrão-Mor da Capitania do Porto Santo, que recebeu o alerta da Polícia Marítima. Foi de imediato ativado para o local a embarcação salva-vidas da Capitania do Porto Santo e solicitada a colaboração da embarcação de pilotos da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

Ao chegarem ao local, os elementos da embarcação salva-vidas confirmaram o encalhe e verificaram que as três pessoas se encontravam bem e não necessitavam de assistência médica, mas não tinham capacidade para desencalhar pelos próprios meios.

Com a chegada da embarcação de pilotos da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira foi passado um cabo de reboque que puxou o veleiro para fora, acabando por desencalhar. De seguida, foi efetuado o reboque para a marina do Porto Santo, por questões de segurança para a navegação, onde irá ser sujeito a inspeção para verificação das condições de segurança para navegar.

O Comando-local da Polícia Marítima do Porto Santo tomou conta da ocorrência.