Sabia que o astrofísico Eddington passou pela Madeira antes de anunciar a Teoria Geral da Relatividade de Einstein para o mundo anglófono?

O autor madeirense, João Luís Goncalves lançou recentemente o livro “O Sol e os Eclipses – história, lendas, curiosidades”.
O livro escrito a meias com o filho Luís Viegas Gonçalves foi incluído no Plano Nacional de Leitura.
A propósito do centenário do eclipse de 1919 que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o livro aborda outras hsitórias, lendas e curiosidades desse fenómeno.
Uma das curiosidades prende-se com o inglês Eddington que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, ao observar o eclipse de 1919 em São Tomé e Príncipe.
Ora, na viagem para São Tomé, o astrofísico Arthur Stanley Eddington passou no Funchal e ficou hospedado no hotel Bela Vista, atual Seminário Diocesano sito à Rua do Jasmineiro.
João Luís Gonçalves é magistrado do Ministério Público. O filho Luís Bernardo é membro da Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra; Associação de Astronomia Alpha Centauri, com sede em Coimbra; Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e Astroclube de Faro.
Está a frequentar o Mestrado Integrado de Engenharia Física, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Trabalhou como voluntário no Centro Cultural da Marinha.
Já João Luís Gonçalves é autor de outras publicações como “Gente de Timor-Leste”, “A Revolta de 1959 em Timor-Leste: uma história desconhecida sobre o início da Guerra do Ultramar”, “Breve História do Direito das Crianças e dos Jovens”, “Breve História do Imposto”, entre outros.