Albuquerque amanhã no Museu de Fotografia “Vicentes”

foto Rui Marote

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã, dia 29 de Julho, pelas 18 horas, no Museu de Fotografia da Madeira, que assinala o segundo ano da sua reabertura ao público, depois de obras profundas de reabilitação da responsabilidade do Executivo madeirense, refere uma nota da Quinta Vigia.

O “Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s”, localizado na Rua da Carreira, constitui um dos ex-libris da Região Autónoma da Madeira, pelo acervo que possui, que ascende 3 milhões de negativos e positivos, para além do seu riquíssimo espólio, nomeadamente ao nível de máquinas fotográficas e cenários oitocentistas.

Trata-se do único museu em Portugal dedicado exclusivamente à fotografia e é reconhecido a nível internacional, tendo ainda sido galardoado pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio do Museu do Ano 2020, o que constituiu o melhor reconhecimento ao investimento que ali foi realizado pelo Governo Regional.

O Museu de Fotografia realizou ao longo destes dois anos, mais de 60 visitas guiadas a escolas oriundas dos vários concelhos da Região Autónoma da Madeira, incluindo Porto Santo.

Por outro lado, participou em vários eventos, como o “Congresso Internacional de Fotografia e Viagem”, organizou 4 exposições temporárias, com destaque para “Tesouros da Fotografia Portuguesa”, “Imagens Nómadas” e, mais recentemente, com “João Pestana – Retrospectiva da obra fotográfica”.

Diariamente, e desde Janeiro de 2020, altura em que foi criada a página Facebook do museu, passou a realizar a publicação de conteúdos originais do acervo do museu.

Além de tudo isto, em Maio deste ano, a equipa dos serviços educativos implementou o projecto “Do Museu à Escola”, com conferências e actividades em várias escolas da Região, bem como a criação de exposições itinerantes sobre património cultural imaterial, nomeadamente no Funchal e Caniçal.

Uma das particularidades do Museu de Fotografia da Madeira foi igualmente a aposta forte e consistente nas plataformas digitais em especial nos meses em que mais se fizeram sentir as restrições de confinamento devido à pandemia, em particular em 2020.

Foi igualmente um dos  palcos escolhidos para a série de vídeos online ‘Visitas Cantadas’ e ‘Arts online’, eventos promovidos pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura. realizou também vídeos e concursos online que marcaram as efemérides que a Direcção Regional da Cultura assinala anualmente, como o Carnaval, o Dia do Pai, o Dia da Mãe e a Páscoa, criando, desta forma, uma interacção com as várias faixas etárias, através de publicações dos trabalhos recebidos via email.