CMF dinamiza “Funchal Urban Conference”

A CMF vai dinamizar o evento ‘Funchal Urban Conference’. Trata-se de uma exposição que reúne os trabalhos do Departamento de Ordenamento do Território (DOT), que resumem os resultados do novo PDM – Plano Director Municipal do Funchal e do PAMUS – Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, aprovados neste último mandato.

A iniciativa estará acessível ao público em geral, através deste sítio electrónico, a partir de hoje, dia 19 de Julho, prolongando-se pelo período de um ano, permitindo assim a sua consulta de forma mais alargada, e promovendo a todos o interesse, a divulgação e a sensibilização para as matérias do ordenamento do território da capital madeirense, refere nota da autarquia.

O objectivo é apresentar as conclusões já alcançadas de modo a promover um debate abrangente e inclusivo sobre o planeamento sustentável de uma cidade histórica como o Funchal.

Em Abril de 2018, o Município assistiu à aprovação da primeira grande revisão do seu Plano Director Municipal acompanhado, em outubro de 2018, pela aprovação do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável.

Com efeito, três anos volvidos, o Departamento do Ordenamento do Território está, deste modo, a dinamizar um evento pioneiro e arrojado, que se trata de uma exposição virtual, intitulada “Funchal Urban Conference – Sustainable Plannig in an Historical City”, utilizando como espaço de fundo, o Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, o mesmo local que acolheu a primeira exposição de apresentação do PDM à data da sua aprovação.

Para além de serem apresentados os resultados já alcançados, está também programada a apresentação da estrutura municipal que tem vindo a suportar e a contribuir para a concretização destes resultados, através do DOT e de todos os serviços integrados.

Face às recentes restrições de saúde pública impostas pela crise pandémica, a exposição foi redesenhada de forma virtual, mantendo um espaço de conferências a individualidades convidadas que têm vindo a destacar-se nas matérias do planeamento urbano, da mobilidade, da reabilitação urbana e acessibilidades, refere a CMF.

Toda a exposição é acompanhada por imagens e vídeos dos trabalhos já efectuados no DOT desde a aprovação do PDM e do PAMUS, acompanhadas pelas explicações dos respetivos dirigentes das divisões orgânicas, afetos às temáticas a apresentar, assim como, por um discurso de apresentação e enquadramento da autoria do vereador Bruno Martins, com o pelouro do Urbanismo na Câmara Municipal do Funchal, e Cristina Pereira, directora do DOT.