Saúde proporciona bolsas de estudo para estudantes da RAM

Ontem, dia 13 de Julho, foi assinado um acordo de cooperação entre a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e a Universidade da Madeira, visando fortalecer os laços institucionais através da promoção da investigação na área da saúde digital. Com o acordo celebrado, os estudantes da Universidade da Madeira do curso de mestrado e de doutoramento na área da engenharia informática poderão candidatar-se a bolsas de investigação no âmbito do projecto Qualichain (Horizon 2020).

Esta acção, informa a SRSPC, está integrada no projecto de investigação e desenvolvimento, financiados e/ou cofinanciados pela União Europeia no âmbito do programa Horizon 2020. São projectos promovidos entre o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) e o Governo Regional da Região Autónoma da Madeira (RAM), através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

Os ditos projectos prometem fornecer aos cidadãos da RAM um conjunto de soluções inovadoras na área da saúde digital, asseguram as instâncias governamentais.

A Secretaria de Saúde e Protecção Civil (SRS) é beneficiária de um projecto financiado pelo programa da Comunidade Europeia Horizon 2020, QualiChain- Decentralised Qualifications’ Verification and Management for Learner Empowerment, Education Reengineering and Public Sector Transformation, que pretende fornecer uma solução tecnológica na realização de procedimentos administrativos na área de recursos humanos.

O projecto principiou em Janeiro de 2019 e está previsto o seu término em Dezembro do corrente ano.

O QualiChain é um projecto de investigação e inovação que tem como objectivo o desenvolvimento, a experimentação e a avaliação de uma plataforma experimental para armazenar, compartilhar e verificar as qualificações profissionais, com o UNINOVA como parceiro que irá fornecer todo o apoio tecnológico necessário à implementação desta solução.

A forte vertente tecnológica desta colaboração permitirá à RAM posicionar-se na linha da frente da inovação a nível nacional e europeu e representa uma forte aposta de futuro no desenvolvimento e modernização dos procedimentos realizados na Madeira.