Cafôfo enaltece aposta da CMF na “sustentabilidade ambiental”

O líder do PS-M, Paulo Cafôfo, visitou hoje a ETAR do Almirante Reis, no Funchal, recentemente remodelada, num investimento superior a 3,3 milhões de euros, para destacar a importância dos investimentos da Câmara Municipal do Funchalnas políticas de sustentabilidade ambiental.

No local esteve também o presidente da CMF, Miguel Gouveia.

Cafôfo enalteceu na oportunidade a aposta da autarquia na dita “sustentabilidade ambiental”, exemplificando com as obras da ETAR e lembrando a intenção de se instalar uma nova estação na Ribeira dos Socorridos e uma nova ETAR no Lazareto.

Contudo, criticou, estas últimas duas fases poderiam estar mais adiantadas, não fossem alguns constrangimentos provocados pelo Governo Regional. Paulo Cafôfo lembra que “actualmente, os trabalhos na Ribeira dos Socorridos estão parados porque se descobriu nesses terrenos uma contaminação dos solos por para da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM)”, empresa tutelada pelo Governo Regional.

E quanto à terceira fase, referiu que têm sido colocados problemas por parte do Governo Regional, estando, neste momento, a decorrer um processo de expropriação dos terrenos, ou seja, a autarquia está a tentar comprar os terrenos públicos, quando, no seu entender, “deveria haver uma cedência do Governo Regional em prol do interesse público”.

“Neste aspeto, todos nós devíamos estar juntos e acelerar o mais rápido possível a finalização de todas estas fases, em prol do nosso ambiente e da saúde e bem-estar da nossa população”, frisou.