Miguel Gouveia anuncia adjudicação de 9 viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos

O presidente da CMF, Miguel Gouveia, anunciou hoje, após a habitual Reunião de Câmara semanal que foi aprovada a adjudicação de 9 viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, num  investimento que ronda os 1,3 milhões de euros.

Miguel Gouveia referiu tratar-se “da aquisição de 7 viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos de 19 toneladas, e de mais 2 viaturas idênticas mas equipadas com um sistema de lavagem de contentores. Estes são veículos modernos que vêm qualificar a capacidade de resposta municipal e garantir a prestação de um serviço de excelência à população, com impactos na sua segurança e na sua qualidade de vida”, asseverou.

A aquisição vem, igualmente, contribuir para uma maior eficiência nos consumos de combustível e para a redução dos níveis de emissões de gases poluentes para a atmosfera (CO2), verificando-se uma redução de 16% por km.

O edil funchalense acrescentou que a compra das novas viaturas “vem na sequência do investimento que a CMF tem vindo a fazer neste mandato em aquisição de viaturas para os diversos departamentos municipais, nomeadamente para o Ambiente, para as Águas do Funchal, Parque Ecológico, e Bombeiros Sapadores, que já foram equipados com 28 viaturas, num investimento que ascende a 4 milhões de euros.”

O presidente destacou ainda a competência e a capacidade de trabalho das equipas municipais envolvidas nas candidaturas a fundos comunitários, que são janelas de financiamento cruciais, mas também a adjudicação destas 9 viaturas por via de um concurso público internacional, com recurso a um empréstimo a entidades bancárias.

“Neste caso, fizemos utilização da credibilidade financeira que o Município do Funchal tem conseguido reaver junto dos seus parceiros comerciais, um trabalho que reconhece o esforço do actual Executivo na recuperação do estado financeiro em que nos foi deixada a CMF em 2013”, concluiu.