Caminho da Nogueira, em Câmara de Lobos, inaugurado hoje

Foi hoje inaugurado o Caminho Agrícola da Nogueira, em Câmara de Lobos. Trata-se de uma obra municipal, financiada pelo PRODERAM, que serve uma extensa área agrícola, bem como um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do percurso.

O Caminho Agrícola da Nogueira, na freguesia de Câmara de Lobos, era uma obra reivindicada, há vários anos, pelos agricultores e moradores locais, diz um comunicado. Este novo arruamento serve agora uma extensa área agrícola, permitindo também o acesso automóvel aos moradores da zona cujo acesso às habitações e terrenos era realizado via acesso pedonal.

Orçado em 2,3 milhões de euros, este investimento foi financiado a 85% pelo PRODERAM ficando o remanescente a cargo do orçamento municipal.

Este novo caminho agrícola facilita o trabalho dos agricultores, promovendo o aumento do rendimento da sua actividade. O arruamento é constituído por dois ramais, tendo o ramal 1 uma extensão de 430 metros, e o ramal 2 uma extensão de 554 metros, perfazendo uma extensão total de 984 metros.

Além da referida serventia agrícola, este novo caminho permitirá o acesso automóvel a um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do traçado. Por esta razão, a via foi dotada de infraestruturas de Rede de Drenagem de Águas pluvial, Rede de Drenagem de Esgotos Domésticos, Rede de Abastecimento de Água Potável e Rede de Iluminação Pública, que vêm proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da zona, valorizando não só terrenos agrícolas mas também as habitações, enunciam as entidades responsáveis.

Durante a visita, Pedro Coelho salientou que “esta é uma obra que faz a diferença à semelhança de todas as que o município promove. O betão só não faz falta a quem não precisa. Ainda hoje encontramos com duas anciãs desta zona, a D. Maria e a D. Rosa, que salientaram a diferença que a concretização deste caminho trouxe às suas vidas. A D. Maria não precisa mais de descer a íngreme escadaria que dava acesso à sua habitação e recebe agora com mais frequência a visita dos seus netos e a D. Rosa não precisa mais de se preocupar com a dificuldade em ser transportada até à ambulância cada vez que tem que se deslocar ao hospital.”

Câmara de Lobos é o município da região com maior concretização material de investimento público, 10,5 milhões de euros do seu orçamento são canalizados para investimento, 66% dos quais resultantes do recurso a fundos comunitários.

A autarquia tem estado muito atenta às candidaturas existentes, sendo que, a percentagem de participação comunitária em projectos co-financiados no total de receitas de capital, entre 2014 e 2019, ficou quatro vezes acima dos 60%. Câmara de Lobos é o município da região que melhor aproveita os financiamentos disponíveis.