Governo Regional diz que vai haver “turismo científico” na Região por causa de entendimento com universidade nos EUA

De acordo com uma informação divulgada ontem, foi assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, a Secretaria Regional da Economia, o SESARAM, a PremiValor Consulting e a Universidade da Califórnia em Riverside.

Com este acordo, e através das entidades envolvidas, a Região “irá reforçar o seu Ecossistema de Inovação, nomeadamente na área da Saúde, potenciando o desenvolvimento económico e social da Madeira”, afirma o GR.

Algumas das áreas de cooperação incluem a o acesso por parte de alunos, professores e investigadores da University of California, Riverside ao Europe Immersion Program a ser realizado na Região.

O acordo prevê também a cooperação com a University of California, Riverside na referenciação de empresas e startups americanas para participarem na Health Summit Madeira-Europe e a captação de recursos financeiros para startups da Madeira, permitindo acesso ao mercado dos EUA.

Encontra-se também previsto o desenvolvimento de projectos que promovam a sustentabilidade e inclusão social na Madeira e nos EUA, refere-se.

“É expectável que a cooperação entre as entidades participantes tenha impacto também ao nível do Turismo dado que inclui o intercâmbio de investigadores, professores, alunos e profissionais de empresas, fomentando o Turismo científico, de inovação, de startups e ainda o turismo ligado à saúde. Actualmente participam no H-INNOVA: HEALTH INNOVAtion HUB cerca de 700 investigadores, professores e alunos de diferentes países como Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Suécia, Suíça, entre outros”, refere a SRSPC.

Deste Ecossistema fazem também parte empresas e organizações de referência nacionais e internacionais como a PremiValor Consulting, APAH, VODAFONE, LG Electronics, MEDTRONIC, ROCHE, BC Platforms, Zettagene, Global Solver, JUMHUB Solutions, Tekever, Ligandal  e a Real Vida Seguros.