De acordo com uma informação divulgada ontem, foi assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, a Secretaria Regional da Economia, o SESARAM, a PremiValor Consulting e a Universidade da Califórnia em Riverside.
Com este acordo, e através das entidades envolvidas, a Região “irá reforçar o seu Ecossistema de Inovação, nomeadamente na área da Saúde, potenciando o desenvolvimento económico e social da Madeira”, afirma o GR.
Algumas das áreas de cooperação incluem a o acesso por parte de alunos, professores e investigadores da University of California, Riverside ao Europe Immersion Program a ser realizado na Região.
O acordo prevê também a cooperação com a University of California, Riverside na referenciação de empresas e startups americanas para participarem na Health Summit Madeira-Europe e a captação de recursos financeiros para startups da Madeira, permitindo acesso ao mercado dos EUA.
Encontra-se também previsto o desenvolvimento de projectos que promovam a sustentabilidade e inclusão social na Madeira e nos EUA, refere-se.
“É expectável que a cooperação entre as entidades participantes tenha impacto também ao nível do Turismo dado que inclui o intercâmbio de investigadores, professores, alunos e profissionais de empresas, fomentando o Turismo científico, de inovação, de startups e ainda o turismo ligado à saúde. Actualmente participam no H-INNOVA: HEALTH INNOVAtion HUB cerca de 700 investigadores, professores e alunos de diferentes países como Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Suécia, Suíça, entre outros”, refere a SRSPC.
Deste Ecossistema fazem também parte empresas e organizações de referência nacionais e internacionais como a PremiValor Consulting, APAH, VODAFONE, LG Electronics, MEDTRONIC, ROCHE, BC Platforms, Zettagene, Global Solver, JUMHUB Solutions, Tekever, Ligandal e a Real Vida Seguros.