Rui Barreto reuniu-se com a Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo

O secretário regional da Economia esteve hoje no Porto Santo, onde se reuniu com a Associação de Indústria, Comércio e Turismo. A AICTPS é a entidade que representa as empresas do Porto Santo nos sectores do Comércio, Serviços Indústria e Turismo, através de seis mesas: Agricultura e Pescas; Serviços e Alojamento Local; Cultura; Animação e Eventos e Hotelaria e Turismo.

No encontro com os membros da direcção da AICTPS, foram abordados vários assuntos de interesse local, tais como a estratégia para o desenvolvimento e para a recuperação económica do Porto Santo; medidas implementadas pela secretaria da Economia para apoiar as empresas e proteger os postos de trabalho; bem como a discriminação positiva ao tecido económico do Porto Santo na majoração diversos apoios e sistemas de incentivos às empresas locais.

De acordo com o secretário regional, a auscultação dos agentes económicos tem sido “constante e fundamental” para tomada de decisões com vista à implementação das medidas adequadas à realidade regional. “Sobretudo nesta fase da pandemia, temos reunido e acompanhado com frequência os empresários e associações da Madeira e do Porto Santo”, sublinha.

Rui Barreto recorda que as empresas do Porto Santo têm sido alvo de uma “discriminação positiva” nas linhas de apoio à tesouraria e manutenção dos postos de trabalho e no âmbito dos sistemas de incentivos, onde o Governo Regional já atribui uma majoração para fazer face aos custos com a dupla insularidade e às consequentes limitações de desenvolvimento.

O secretário regional recorda ainda que todas as medidas executadas são fruto de um “esforço do orçamento regional a favor da economia do Porto Santo”, acrescentado que “o financiamento que o Governo Regional, através de um empréstimo de 458 milhões, foi canalizado para apoiar a economia, mas também apoiar socialmente os sobrecustos que a pandemia acarreta aos trabalhadores e às famílias”.

Através do IDE já foram apoiadas 150 empresas do Porto Santo, no valor de 3,2 milhões de euros. O montante pago nas linhas de apoio – Investe RAM e Apoiar-Madeira – corresponde a 2,2 milhões de euros. Já o VI aviso do ‘SI Funcionamento´, destinado à cobertura dos custos fixos, apresenta 28 projectos aprovados para uma verba de 538 mil euros.