Espírito Santo desce quinta-feira ao Calhau da Lapa (Campanário)

Sílvio Mendes
A visita do Espírito Santo ao Calhau da Lapa~, na freguesia do Campanário é uma das tradições daquela freguesia madeirense e vai realizar-se na quinta-feira, 24 de junho, dia de São João.
Às 8 horas na igreja paroquial irá ser celebrada a missa presidida pelo Pe. Adelino Macedo, pároco do Campanário, seguindo-se a saída das insígnias do Espírito Santo que visitarão a Escola Básica do Campanário, a Associação Desportiva do Campanário e a Escola Secundária.
Depois será feita a descida por veredas até ao Calhau da Lapa, onde às 12 horas, o Bispo do Funchal presidirá à missa campal após o que será feita a bênção dos barcos no cais. Haverá também a visita às furnas que ali existem.
Após o almoço, decorrerá o embarque do calhau da Lapa para a Fajã dos Padres. Depois da visita a este local, será o regresso à Ribeira Brava concluindo-se assim uma tradição única na Madeira.
Também no dia 24 de junho na capela de São João às 20 horas será celebrada a Eucaristia que assinala a festa de São João Batista. A missa da vigília principiará às 20 horas do dia 23 naquela capela na paróquia do Campanário.