POCIF 2021: prevenção de incêndios custa à RAM mais de seis milhões

Foto GR
O líder do executivo madeirense marcou hoje presença na cerimónia de apresentação do Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF 2021), no qual foi também apresentado o novo helicóptero.
Albuquerque visitou a sede da Protecção Civil regional na companhia do titular da pasta, o também secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.
Os recursos humanos para o POCIF 2021 obrigarão a um investimento da Região na ordem dos 1,1 milhões de euros, refere-se no site do Governo Regional. A isto juntar-se-á um esforço financeiro global na ordem dos cinco milhões de euros, na aquisição dos serviços do meio aéreo de combate aos incêndios para os próximos três anos.
Este novo helicóptero é maior, conforme explicou Pedro Ramos, permitindo transportar uma tripulação de oito elementos, em vez dos cinco do helicóptero anterior.
Houve portanto formação de mais 24 bombeiros da Região para fazerem parte das equipas helitransportadas.
Para além do helicóptero maior, informa o GR, está igualmente na Região um mais pequeno, que ficará na Madeira até final de Agosto, num investimento de pouco mais de 252 mil euros. Servirá para formação dos elementos da equipa.
O helicóptero também servirá para resgate, salvamento e transporte de equipas de socorro ou de vítimas em perigo de vida, funções que não eram contempladas pelo anterior meio aéreo.
O POCIF 2021 vai vigorar de 15 de Junho até 31 de Dezembro e prevê a criação de um conjunto de Equipas de Combate a Incêndios Florestais (ECIF) e de Equipas Logísticas de Apoio ao Combate de Incêndios Rurais/Florestais (ELAC) nos corpos de bombeiros, com o objectivo de reforçar o dispositivo em prontidão, assegura o mesmo site do Governo Regional na Internet.