Albuquerque amanhã na Protecção Civil para a apresentação do POCIF 2021

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã, dia 16, pelas 11h30, na sede do Serviço Regional de Protecção Civil, na Cancela, onde será apresentado o POCIF 2021.

O POCIF 2021 vigorará de 15 de Junho até 31 de Dezembro e aplica-se ao território da Região, (privilegiando a sua actuação na Madeira). Assenta, diz-se, na especial cooperação dos Corpos de Bombeiros com os municípios, agentes, organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente da floresta contra incêndios, nomeadamente o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Comando Territorial da Madeira da GNR, Forças Armadas e o Comando Regional da PSP da Madeira.

O POCIF visa garantir a permanente segurança dos cidadãos, a salvaguarda dos seus bens do património e do ambiente quando da ocorrência de incêndios rurais/florestais, bem como ainda assegurar, por parte de toda cadeia de comando operacional, a integridade física dos operacionais envolvidos nas operações, cumprindo as regras de segurança individuais e colectivas.

É também seu propósito, refere-se, assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do contingente ao dispor, para que todos os meios disponíveis possam responder de forma eficiente e eficaz às situações de Incêndios Rurais/Florestais, nomeadamente coordenando a intervenção dos vários agentes de proteção civil nas operações de combate aos incêndios rurais/florestais.

Este POCIF prevê a criação de um conjunto de Equipas de Combate a Incêndios Florestais (ECIF) e de Equipas Logísticas de Apoio ao Combate de Incêndios Rurais/Florestais (ELAC) nos corpos de bombeiros, visando reforçar o dispositivo em prontidão.

No âmbito deste POCIF, inclui-se a contratação de um meio aéreo de combate a incêndios florestais. Desde 2018 que o POCIF inclui a utilização de um meio aéreo de apoio ao combate.