Pedro Calaça Vieira reafirmou ontem compromisso autárquico da JS

Decorreu ontem o segundo dia de trabalhos do 17.º Congresso Regional da JS Madeira, no Porto Santo, que consagrou Pedro Calaça Vieira como novo presidente da estrutura dos jovens socialistas.

Ontem foram homenageados os militantes honorários da JS eleitos neste congresso, entre os quais João Pedro Vieira, Olavo Câmara, Idílio Marçal, Marina Barbosa, Teresa Ramalho,  Cristina Correia, Miguel Rodrigues, Pamela Deus, Pedro Freitas, Ricardo Rocha, Márcio Correia, Luís Mendes, Carlos Castanha e Julian Silva, que abandonam a estrutura por limite de idade.

Para além destes, foi atribuído o título de militante honorário a Emanuel Câmara, ex-Presidente do PS-Madeira, que teve oportunidade de agradecer a distinção e todo o trabalho da JS.

Depois das homenagens, foi assinado o “Pacto do Porto Santo: Mais Autonomia”, em que as estruturas da JS Madeira e Açores e os jovens deputados eleitos para as Assembleias Legislativas Regionais, Assembleia da República e Parlamento Europeu, assumiram o compromisso de
trabalharem em conjunto para aprofundarem a autonomia e defenderem as causas jovens no exercício das suas funções.

Na sessão de encerramento, Paulo Cafôfo, presidente do PS Madeira, recordou a situação difícil em que vivem muitos jovens, manifestando receios de que as novas gerações vivam pior do que as anteriores e destacando três prioridades: a gratuitidade da educação, gerar emprego para criar oportunidades e combater a precariedade, e o direito à habitação. Referiu ainda que as autárquicas serão um desafio de todos os socialistas e que conta com o empenho da JS e do PS, bem como com a mobilização e força de todos para vencer as eleições autárquicas.

Por seu turno, Miguel Costa Matos, secretário-geral da JS, recordou as causas jovens e deixou uma mensagem de força para os jovens socialistas madeirenses, recordando o lema de que “esta é a força de uma geração, uma geração para mudar a Madeira”.

Pedro Calaça Vieira, o novo presidente da JS M, reafirmou o seu compromisso em “ouvir todos os militantes, porque esta estratégia será de toda a geração e acredito em todos vós” e terminou recordando que “Eu acredito em cada um de vós e quero que o presidente do PS acredite em
cada um de nós”, em particular nas eleições autárquicas deste ano.

O 17º Congresso Regional da JS-Madeira consagrou o novo líder e os novos órgãos regionais, que reunirão pela primeira vez daqui a 15 dias para eleição dos restantes cargos.