CDU defende a criação de um novo centro cultural na Rua da Carreira

A CDU realizou hoje uma acção política sobre os edifícios públicos que se encontram encerrados e em estado de abandono na Rua da Carreira, no Funchal. A CDU quer que seja garantido uso público dos mesmos e a criação de um novo Centro Cultural ao serviço da cidade e dos cidadãos.

Na Rua da Carreira, os edifícios públicos onde funcionou num deles a Escola da Carreira, a escola de 1º ciclo, no outro o Departamento de Recrutamento Militar, correspondem a espaços contíguos e com áreas amplas, que se estendem até ao outro lado, até à Rua Nova de São Pedro. E como afirmou Edgar Silva, “reúnem todas as condições para que possa haver uma nova arquitectura daqueles espaços de modo a criar um novo Centro Cultural”.

De acordo com Edgar Silva, candidato da CDU à presidência da CMF, “a cidade precisa que se concretize na Rua da Carreira, onde foi a escola, a Casa da Cultura, com uma galeria municipal e com a livraria municipal e outros equipamentos para a fruição cultural. No edifício ao lado, onde tem sido o Departamento de Recrutamento Militar e que foi sede da PIDE/DGS antes da Revolução de Abril, deverá ser concretizado um pólo cultural, com centro interpretativo, sobre a liberdade e a luta pela democracia”, preconiza o comunista. “Ou seja, num e noutro espaço, em interconexão projectiva, deverá ser efetivado um novo fórum de cultura e de animação cultural para o Funchal e para a Região”, defende.

Para a CDU, é “caso de manifesta incúria deixar ao abandono edifícios públicos que a cidade precisa para infraestruturas de dinamização cultural. Quando o Funchal tanto precisa no seu centro urbano de grandes salas para o espectáculo e eventos culturais, lamentavelmente, quer no tempo do PSD à frente do Município, quer no tempo do PS na governação da cidade, tem faltado visão e vontade política para garantir o devido uso público destes edifícios, que tanta utilidade poderão ter para a cidade e para os cidadãos”, critica esta força política.