CDU quer protecção dos moradores de Santa Rita durante as obras do novo Hospital

A CDU veio hoje exigir novas medidas de protecção para os moradores de Santa Rita, na decorrência das obras do novo hospital da Madeira. Esta estrutura política recorda que a construção do Novo Hospital, há muito reivindicada pela CDU, devido às comprovadas falhas nas valências das actuais infraestruturas de saúde, “é uma obra necessária para que seja garantida uma melhoria na qualidade dos serviços prestados no cuidado da saúde de milhares de madeirenses e porto-santenses”.

Apesar das críticas feitas durante muitos anos à proposta apresentada pela CDU no inicio de 2000, há mais de 20 anos, o tempo veio confirmar as várias falhas do sistema regional de saúde, refere uma nota de imprensa.

Ora, os comunistas entendem que, mau grado a comprovada necessidade, este processo foi mal conduzido desde o início. Desde as expropriações financeiramente injustas e completamente desajustadas das necessidades das pessoas; até aos realojamentos em espaços desadequados às necessidades das famílias; à forma abrupta e desorganizada do arranque das obras no terreno, que levaram à destruição de várias casas, sem que fosse identificada a possibilidade de reaproveitamento de alguns materiais que estavam em perfeitas condições e entregues a associações de solidariedade social”, várias são as críticas tecidas pela CDU.

Há outros problemas para os moradores que ali vão ficar a residir lado a lado com esta obra. “O pó libertado pelas várias máquinas a trabalhar diariamente, que impede que se abra uma janela, que se coloque roupa a secar, para além dos problemas de saúde para quem sofre de problemas de asma ou bronquite. Quem ali vive tem de se preocupar com os roubos de materiais que ainda ficaram das casas destruídas, quem ali vive tem que se preocupar com a insegurança de viver paredes meias com um estaleiro a céu aberto. Para estes moradores que vão ficar a residir em toda a área envolvente da construção do novo hospital, o inferno apenas começou porque as obras irão demorar vários anos e não podemos aceitar nem permitir que se assista à degradação das condições de vidas destes moradores”, considera a CDU.

“Apesar de toda a propaganda do governo, que tenta fazer passar a ideia de que as coisas correm sobre rodas em relação à construção do novo hospital, a verdade é são muitas as queixas dos moradores que vão continuar a viver em Santa Rita, e aquilo que se exige da Câmara Municipal do Funchal e do Governo Regional é que desencadeiam todos os mecanismos de protecção e salvaguarda dos moradores (…)”