Projecto da “Gonçalves Zarco” procura sensibilizar contra a violência no namoro

No âmbito do desenvolvimento do Projecto “Promoção do Sucesso Escolar” da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, um grupo de alunos da turma 2 do 7º ano, promoveu uma apresentação pública de sensibilização à comunidade, subordinada à “Prevenção da Violência no Namoro”.

“Considerando que a violência no namoro tem causas devastadoras, impedindo o progresso da justiça social e a implementação dos valores democráticos que se almejam para a nossa sociedade. E que se entende que, no espaço escolar, se podem e devem promover acções pedagógicas que desconstruam estereótipos e práticas violentas, o trabalho desenvolvido visou promover a consciencialização e emponderamento dos jovens, através do fomento de aprendizagens geradoras de uma reflexão profunda que levem ao surgimento de práticas sociais e atitudes assentes no respeito mutuo e na igualdade”, refere uma informação oriunda daquele estabelecimento de ensino.

A sessão contou com as intervenções de diversos alunos e com uma palestra a cargo das convidadas, Joana Martins e Valentina Ferreira, da UMAR, ao abrigo do protocolo de parceria estabelecido entre a EBSGZ e a UMAR – Projeto ART’THEMIS+