Pedro Ramos sublinhou papel feminino na Saúde e na área social

O governante com a pasta da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, presidiu ontem, à cerimónia de encerramento do webinar: “Efeitos da Pandemia na Saúde Feminina – 3 fases da Vida da Mulher”. Uma iniciativa da Direcção Regional dos Assuntos Sociais da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

Na sua intervenção, Pedro Ramos frisou o papel das mulheres, em especial nesta fase da pandemia COVID-19, a assumir diferentes pápeis e responsabilidades na sociedade, na Saúde e no Social.

Relembrou que no Serviço de Saúde da RAM, 75% dos profissionais são mulheres. Estas mulheres, profissionais do SESARAM estiveram envolvidas em toda estratégia regional de combate à pandemia COVID-19. “Estiveram e estão envolvidos na decisão no planeamento e na execução. Estão integradas nas equipas da testagem, da vacinação. Ocupam diferentes papéis, e integram equipas multidisciplinares”, asseverou.

Pedro Ramos elencou os princípios orientadores da estratégia regional no combate à pandemia COVID-19 e apelou a todos os presentes a realizar o teste rápido de antigénio num dos postos aderentes, ao abrigo do protocolo assinado com o Governo Regional.

No âmbito da campanha de “testagem massiva a decorrer já realizamos mais de 13 mil testes, mas queremos aumentar cada vez mais este número”, disse.

A par da importância da realização dos testes, o responsável pela área da Saúde reforçou, igualmente, a importância de responder positivamente à vacinação contra a COVID-19 na RAM.