UMa esclarece dúvidas sobre o concurso para alunos do Ensino Profissional e Artístico

A Universidade da Madeira (UMa) realiza amanhã, dia 27 de Maio, pelas 18h, via zoom, a primeira sessão de esclarecimento sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior para alunos do Ensino Profissional e Artístico. A segunda sessão está agendada para o dia 15 de Junho, também às 18h. Os links de acesso para cada sessão estão disponíveis no site da UMa, em https://www.uma.pt/admissao/vias-profissionalizantes/concurso.

Este concurso especial destina-se a estudantes que tenham concluído o ensino secundário através da Vias Profissionalizantes ou por Cursos Artísticos Especializados e possibilita a candidatura a licenciaturas, substituindo a realização dos exames nacionais pela realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências, adequada ao tipo de formação que possuem, a realizar nas instituições de ensino superior.

A prova realizar-se-á no dia 12 de Julho, tem uma duração de duas horas, e é constituída por duas partes: Língua e Cultura Portuguesas, para todos os candidatos, e uma parte Específica, em função do curso de formação que o candidato possui e do curso de licenciatura a que se pretende candidatar.

Após a aprovação na prova, o candidato poderá apresentar candidatura aos cursos de licenciatura ministrados na UMa ou nas instituições que conjuntamente com a instituição de ensino superior madeirense integram a “Rede Sul e Ilhas”, que abram vagas para este contingente. A candidatura ao ensino superior decorrerá através do site da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Ao abrigo deste concurso especial de acesso, a UMa vai disponibilizar vagas nas licenciaturas em Artes Visuais, Biologia, Direcção e Gestão Hoteleira, Educação Física e Desporto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Engenharia Informática e Psicologia.