A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos retomou esta semana as obras de requalificação do pavimento da Travessa da Pedreira, no Sítio da Palmeira, numa intervenção que inclui ainda a renovação da rede de água potável e a instalação da rede de saneamento básico, refere uma nota daquele órgão autárquico…..
O presidente e o secretário da Junta de Freguesia, respectivamente, Celso Bettencourt e Filipe Freitas, realizaram uma visita às obras no acesso pedonal, com cerca de 200 metros com várias escadarias e pequenas rampas, que liga o Caminho Velho da Palmeira à Rua Padre Pita Ferreira.
Celso Bettencourt explica que as obras começaram no passado mês de Dezembro, mas pouco depois as mesmas tiveram de parar, “porque apercebemo-nos que a rede de água potável era muito antiga e existiam derrames ao longo da mesma. Não fazia sentido investirmos num novo pavimento na vereda e depois a ARM vir substituir a rede de água potável, além de que os moradores manifestaram a importância de dotar a vereda com uma rede de saneamento básico”.
Assim, em estreita articulação com a empresa gestora das Águas e Resíduos da Madeira “retomámos agora as obras com todas estas situações devidamente acertadas e fazendo aquilo que podemos dizer «três em um»: requalificar todo o pavimento com regularização das águas pluviais que antes corriam pela vereda, instalar uma nova rede de água potável reduzindo as perdas e aumentando a qualidade do serviço e colocar uma rede de saneamento básico resolvendo um problema de insalubridade para mais numa zona urbana da freguesia”, declarou.
O presidente da Junta frisou “a boa articulação e entendimento” com a ARM na execução destas pequenas obras de proximidade que para o efeito cedeu todo o material para a instalação das redes de água potável e saneamento básico que vêm beneficiar as habitações na Travessa da Pedreira.
A obra desenrola-se numa vereda que apresenta diversos afloramentos rochosos, que vai exigir redobrados esforços da equipa da Junta de Freguesia e que conta uma vez mais com apoio do Município de Câmara de Lobos, no âmbito do protocolo assinado entre os dois órgãos de poder local.