Cinco propostas da Tabua no Orçamento Participativo da Ribeira Brava

A criação de uma zona lúdico-pedagógica na Escola Básica com Pré-escolar da Tabua e o melhoramento da Vereda das Volta foram as propostas mais votadas no âmbito do Orçamento Participativo (OP) da Ribeira Brava, que foi à Tabua ouvir as sugestões dos munícipes desta freguesia, refere uma nota da autarquia.

Esta segunda sessão de auscultação de projectos para as várias localidades do concelho contou com a participação de 15 pessoas e de um total de cinco propostas apresentadas, sendo estas as mais votadas para passar à fase seguinte do OP.

O projecto que reuniu mais votos foi a criação de uma zona lúdico-pedagógica na Escola Básica da Tabua, composta por quatro áreas distintas: uma zona infantil com escorrega, uma zona desportiva para a prática de futebol e ping-pong, uma zona de sensações, onde as crianças possam colocar as mãos na areia, e uma zona de experiências.

O projecto surge pelo facto de as crianças passarem grande parte do dia na escola, sendo este estabelecimento de ensino, actualmente com 50 alunos, um dos poucos que não tem um espaço apropriado para brincar.

A segunda proposta mais votada aponta para o melhoramento da Vereda das Voltas, que esteve abandonada durante vários anos, tendo sido limpa recentemente pela Junta. Apesar de ser usada com frequência por locais e turistas, não apresenta as melhores condições de circulação, explica o presidente da Junta de Freguesia da Tabua, salientando que a ideia é dotar os cerca de 800 metros de vereda com uma imagem rústica, através de um pavimento em pedra, lajeado, e uma varanda em urze.

A próxima sessão do OP vai à freguesia do Campanário, a 26 de Maio, sendo importante a participação dos munícipes para que esta ferramenta, colocada à disposição da população, traga efectivamente as obras e os projectos desejados para cada localidade.