CMF assinala Dia Internacional dos Museus com várias actividades

A Câmara do Funchal assinala a 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus, com múltiplas actividades nos dois museus municipais atualmente abertos, nomeadamente, no Museu Henrique e Francisco Franco e no Museu A Cidade do Açúcar, passando ainda pela Capela da Boa Viagem. Todas as atividades previstas implicam inscrição prévia.

No Museu A Cidade do Açúcar, o dia começa com o lançamento de um vídeo na página de facebook do museu, sobre a exposição temporária relativa à intervenção arqueológica na Torre do Capitão e na Capela de Santo Amaro. O vídeo em causa apresentará as escavações que foram executadas pela equipa do Gabinete de Arqueologia e Restauro da autarquia, e pelo historiador Rui Carita, na antiga Casa Acastelada de Garcia Homem de Sousa, genro do primeiro Capitão donatário do Funchal, João Gonçalves Zarco.

Esta intervenção abrangeu três edifícios: A Torre do Capitão, mandada erguer em meados do século XV por Garcia Homem de Sousa, uma construção acastelada à maneira medieval, que provavelmente é a mais antiga construção de características militares construída por portugueses fora do território continental que ainda se encontra erguida; a Capela de Santo Amaro, uma das primeiras capelas a ser edificadas na Ilha da Madeira; e a Casa dos Romeiros. Tendo em conta o término da exposição a 30 de Maio, o museu dará a conhecer no seu facebook um pouco da história do espólio encontrado nos trabalhos arqueológicos, expostos atualmente neste espaço.

Às 10h30, realiza-se uma visita guiada pelo Funchal – “Uma visita doce pela cidade”, tendo como percurso pontos relevantes para a temática do Museu do Açúcar: 1 – Museu A Cidade do Açúcar, 2 – Rua João Esmeraldo, 3 – Praça Colombo, 4 – Portas da Cidade – Largo dos Varadouros, 5 – Alfândega, 6 – Sé Catedral do Funchal, 7 – Solar de Dona Mécia, 8 – Rua do Aljube, 9 –  Largo do Chafariz, 10 – Fábrica de Santo António, 11 – Palácio Câmara Municipal do Funchal, 12 – Colégio dos Jesuítas e 13 – Palácio dos Cônsules.

Às 11h30 será promovida, por sua vez, uma visita guiada no Museu A Cidade do Açúcar, e às 15h, o workshop “Oficina do Azulejo”, com a investigadora Lígia Gonçalves, mestre em estudos Regionais e Locais, pela Universidade da Madeira, e Licenciada em Técnica de Conservação e Restauro. Finalmente, às 19h, o programa terminará com um espectáculo no âmbito do projeto “Música nos Museus”, com o conjunto New Classic. O espectáculo irá conjugar animação 2D, música e teatro em simultâneo, com os artistas a explorarem o espólio do Museu, combinando as suas habilidades numa performance conjunta.

No Museu Henrique e Francisco Franco, a programação do dia 18 de maio começará, por sua vez, às 10h, com uma visita orientada à exposição “Onde mora a saudade nos retratos emoldurados no interior da finitude da tua memória”, pela artista plástica Carla Cabral, autora da exposição; pelas 11h, terá lugar uma visita à exposição “Paris Horizonte Fatal”, dirigida pela responsável pelo museu, Esmeralda Lourenço.

Da parte da tarde, a partir das 14h, o MHFF vai receber alunos do concelho e encetar uma abordagem sobre o percurso dos dois irmãos Franco. O professor e artista plástico Gonçalo Gouveia vai orientar uma visita com incidência nas esculturas “Torso de Mulher” e “Estudo para a estátua do Prof. António de Oliveira Salazar”, sendo seguido pelo professor e artista plástico Diogo Gois, que orientará uma visita temática ao museu. Pelas 15h30, o grupo de alunos irá deslocar-se até à Capela da Boa Viagem, na Zona Velha do Funchal, para uma visita orientada à exposição “O Senhor dos Ultrajes”, da autoria de Gonçalo Gouveia, que ficará patente na capela até 11 de Junho de 2021, conclui uma informação da autarquia funchalense.