Pedro Calado visitou novas instalações do Registo de Navios

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou hoje as novas instalações do Registo Internacional de Navios (RIN MAR), no edifício Marina Shopping.

O responsável pela tutela aproveitou a ocasião para agradecer aos trabalhadores do RIN -MAR pelo trabalho muito importante realizado em prol do “crescimento extraordinário e sustentado” deste registo, esperando que as novas instalações possam voltar, dentro em breve, a ser exíguas.

“Isso significará que o RIN MAR continuará a crescer. Nós passámos por momentos menos positivos e, houve até alturas em que vários quadrantes da sociedade chegaram a questionar a relevância do RIN MAR”, disse Pedro Calado, acrescentando que “o Governo Regional, todavia, sempre acreditou na sua importância e defendeu a sua legitimidade e credibilidade”.

De acordo com o vice-presidente, o Executivo Regional “faz muita fé” no desenvolvimento e na afirmação do registo madeirense, sobretudo agora que se iniciou uma nova articulação com o Governo da República e em que já se sente um interesse renovado e diferente do Estado para com o RIN MAR e uma postura mais construtiva e colaborativa.

Uma sinergia que, de acordo com Pedro Calado, será aproveitada, lembrando que o Registo Internacional de Navios tem observado, desde 2015, um crescimento anual de 20%, sendo já o TOP 5 dos países da União Europeia e o TOP 15 a nível mundial.

“E ainda que não estejamos a trabalhar para rankings, estas classificações significam a solidificação e afirmação do nosso Registo e o reconhecimento mundial da Região na área do Shipping”, sublinhou o governante, acrescentando que o RIN MAR é um dos mais fortes instrumentos de desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Mar em Portugal, pelo que o Governo Regional continuará a fazer o seu trabalho, apresentando soluções e trabalhando com todo o sector para que o Registo madeirense continue a sua trajetória de crescimento, beneficiando a Região e também o país.