Autarquia de Câmara de Lobos limpa escarpa de acesso à Fajã das Galinhas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos está a proceder à limpeza do talude sobranceiro à estrade José Avelino Pinto, de acesso à Fajã das Galinhas. A intervenção, refere o município, visa prevenir a queda de material rochoso e vegetal que costuma ocorrer com maior prevalência durante o período de Inverno.

Esta operação, refere-se, está a ser levada a cabo por operacionais da equipa municipal de intervenção em altura, criada em 2020, que recebeu formação certificada ministrada por uma entidade devidamente acreditada para o efeito.

Ao longo da última semana foram já removidas mais de 18 toneladas de material vegetal e rochoso que ponham em causa a estabilidade do talude. Prevê-se que p número total de material removido possa chegar às 30 toneladas até ao fim da intervenção.

De acordo com o vereador com o pelouro do Ambiente, Leonel Silva, a acção visa  a salvaguarda da segurança de pessoas e bens do sítio da Fajã das Galinhas.

Esta é a única via de acesso da população às suas casas, fustigada de forma periódica com a queda de árvores e material rochoso que isolam a Fajã das Galinhas. A intervenção em causa não virá evitar todas as quedas de materiais, dada a orografia do terreno e natureza da vegetação: objectivo passa por diminuir o número de ocorrências e o volume de material decorrente das quedas, que permitirá a sua remoção e reposição da circulação de forma mais rápida.