Museu da Baleia associa-se às comemorações do Dia Internacional

O Museu da Baleia da Madeira – Município de Machico, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, este ano dedicado ao tema “O FUTURO DOS MUSEUS: recuperar e reimaginar”. No dia referido, as entradas para as exposições permanentes serão gratuitas, incentivando o acesso à cultura regional e local.

Às 15 horas, será ministrada, a título gratuito, a acção formativa “Recuperação de Ecossistemas”, pela professora Lucília Sousa, no auditório do Museu, direccionada ao público em geral, mas com inscrição prévia obrigatória e com lotação limitada. A iniciativa é realizada no âmbito das actividades de educação ambiental do programa Bandeira Azul das praias Ribeira do Natal e Banda d’Além.

Às 16h, terá lugar a abertura da exposição temporária “Baleão”, resultado do projecto criativo BaleiArte, que foi, excepcionalmente, desenvolvido em dois anos letivos (2019/20 2020/21), devido ao contexto pandémico. No entanto, a sua organização foi associada ao 30º aniversário do Museu e por essa razão contemplou 30 instituições, refere-se.

“A cada uma delas foi cedido o suporte sobre o qual foi feita a intervenção artística, promovendo a criatividade e em simultâneo alertando para a problemática do lixo marinho. O projecto foi desenvolvido em parceria com a comunidade educativa regional e envolveu Escolas, Centros de Actividades Ocupacionais e pela primeira vez foi alargado ao público sénior com a participação de três Centros de Dia”, refere uma nota à comunicação social.

Já no dia 19 de Maio, realizar-se-á a actividade “Ajude a Virar a Maré”, com a limpeza das praias do Calhau e da Ribeira do Natal, no Caniçal. A iniciativa é realizada no âmbito do projecto META, co-financiado pelo Fundo Azul e das actividades de educação ambiental do programa Bandeira Azul das praias Ribeira do Natal e Banda d’Além.