Jardim, Miguel Gouveia e Joaquim Pinheiro em conversa sobre a Europa

A candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027 promove, na próxima quinta-feira, dia 13 de Maio, às 21 horas, uma conversa online no âmbito do Dia da Europa, efeméride que se comemorou a 9 de Maio.

Esta iniciativa que decorrerá através da plataforma “Zoom” terá transmissão em directo na página de facebook Funchal 2027, e reúne Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira entre 1978 e 2015, e Joaquim Pinheiro, professor da Universidade da Madeira.

Sob o mote “Da ultraperiferia ao centro – A Europa além do mapa continental”, o evento visa reflectir sobre a importância – reconhecida ou não – das ultraperiferias e dos territórios insulares europeus. Pretende-se, também, avaliar o percurso de Portugal e da Madeira no projecto europeu, 31 anos após a adesão do país à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

“A candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027 assume-se como porta-estandarte das ultraperiferias, ideário que já mereceu o apoio formal e entusiástico de três municípios ultramarinos franceses situados no Índico: Le Tampon e La Possession –  cidades da Ilha da Reunião – e Mamoudzou, capital da Mayotte”, refere uma nota.

“As parcerias assumidas com todos os Municípios da Região e o apoio do Governo Regional elevam o projecto Funchal 2027 a desígnio da Madeira, arquipélago que abriu as portas do Atlântico à Europa. O Funchal, a primeira cidade europeia no Atlântico, procura novos marcos históricos: instituído em 1985, o título ‘Capital Europeia da Cultura’ nunca foi atribuído a uma urbe insular”, acrescenta-se.

Na corrida à Capital Europeia da Cultura 2027 estão outras 10 cidades portuguesas: Ponta Delgada, Faro, Évora, Oeiras, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Braga.