Presidente do GR visita amanhã a ER 219

Miguel Albuquerque visita amanhã, dia 11 de Maio, pelas 16 horas, a ER 219, recentemente alvo de reconstrução e requalificação em todo o seu traçado, permitindo uma ligação mais segura e rápida, refere uma nota governamental.

A estrada para a Ilha, a ER 219, começou a ser reconstruída em Outubro de 2020. A obra, a cargo da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, já se encontra concluída, tendo sido cumprido o prazo que se previa (durante o primeiro semestre deste ano), diz a nota da Quinta Vigia.

Esta obra, financiada pela Lei de Meios, com o valor global de 1.448.000,00 euros (1.766.560,00 euros já com IVA), consistiu na estabilização da plataforma da estrada, através da construção de muros de suporte em betão ciclópico, reabilitação de muros de guarda existentes, reconstrução e reparação de valetas de plataforma de estrada para a drenagem longitudinal e reabilitação de passagens hidráulicas, facilitando a sua drenagem transversal.

Foi também feita a repavimentação de todo o traçado, numa extensão de 3 775 metros, incluindo sinalização vertical e horizontal.

Pontualmente, foram efectuados tratamentos de taludes e alargamentos da via, com especial incidência para o quilómetro 0,7, com o aumento do tabuleiro da ponte sobre a Ribeira dos Arcos, com vão livre de 12 metros.

A faixa de rodagem tem uma largura média de 6 metros.

Esta obra visa a protecção e segurança da população, para além de reforçar a coesão territorial, com claros benefícios sociais e económicos para a freguesia da Ilha, bem como para todo o concelho, prioridades absolutas do Governo Regional, afirma-se.