Mercado de Santana disponibiliza composto 100% natural

O Governo Regional disponibiliza no mercado abastecedor de Santana um composto 100% natural à população, um produto produzido pela empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM, resultante da transformação de resíduos verdes provenientes da limpeza de jardins, conforme já foi publicamente adiantado.

Depois de já ser possível obter este composto na Estação de Tratamento da Meia Serra e de Triagem do Porto Novo, em Santa Cruz e no Mercado dos Prazeres, na Calheta, o Governo Regional ampliou esta ajuda aos agricultores de Santana.

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas disse que no espaço de uma semana a ARM disponibilizou 4 contentores – 40 toneladas deste material orgânico que tem vários benefícios para a agricultura e jardins.

Susana Prada referiu ainda que brevemente será disponibilizada esta medida em mais concelhos pois além de ser um apoio à agricultura, pretende-se que “exista uma diminuição da utilização de fertilizantes sintéticos que prejudicam o meio ambiente”.

O material orgânico está disponível num contentor com capacidade para 25 m3 (cerca de 10 toneladas) e será reposto à medida que seja necessário, consoante o seu escoamento.